Pode parecer lógico pensar que o peixe fresco é sempre melhor do que congelado, mas na verdade, isso pode não ser verdade.
As técnicas modernas de congelação tornam muitos dos peixes que são congelados superiores aos dos ditos frescos. Isto porque muitos peixes são agora congelados diretamente no barco, poucos minutos depois de serem capturados, em unidades de congelação rápidas que mantêm uma temperatura muito abaixo do congelador doméstico típico. E o peixe criado em aquacultura é congelado no local, uma vez que os congeladores são incorporados no local.
Uma vez que mais de 85% dos mariscos que comemos são importados, a maioria deste peixe é congelado antes de chegar ao nosso mercado local de peixe ou mercearia. Alguns peixes que são rotulados como “frescos” são de facto previamente congelados, e embora os peixinhos respeitáveis o revelem, nem todos os mercados de peixe o fazem.
Onde vive é importante!
Algo em que se deve pensar ao escolher entre peixe fresco e congelado é a sua geografia: Vive num raio de 60 km de uma costa? Se sim, então comprar peixe fresco é uma boa ideia, desde que o peixe que está a selecionar seja local e próprio da estação do ano.
Pode obter excelente peixe fresco no interior, mas os preços serão muito mais elevados e a qualidade do peixe pode ser questionável, o cado dos lagostins são um dos exemplos.
Encontrar o Mais Fresco Congelado
Existe claramente um caso para comprar peixe congelado, mas nem todos os peixes congelados são criados de forma igual. Há alguns mercados onde há filas após filas de peixe simplesmente atiradas para uma embalagem de esferovite e mergulhadas no congelador. Não se quer comprar isso. Para encontrar o melhor peixe ultracongelado, é necessário procurar uma de duas coisas: Um peixe selado a vácuo – estes são sempre a sua melhor aposta – ou um peixe com um espesso esmalte de gelo sobre ele. Este é um método de congelação mais antigo que protege bem o peixe.
E, quer esteja a comprar peixe fresco ou congelado, há sinais indicadores de que o peixe foi ou não armazenado corretamente. Se estiver a comprar peixe inteiro, quer ter a certeza de que os olhos estão claros e não nublados. Se estiver a comprar filetes, a carne deve ser uniforme na cor e não desbotada, o que significa que o peixe está envelhecido.
Vantagens do Peixe Congelado
Há muitas boas razões para comprar peixe congelado, incluindo o sabor, a conveniência e o preço. Uma vez que o peixe é congelado no seu auge da sua frescura, todo o seu sabor e nutrição, bem como a sua textura, está intacta. E desde que o peixe seja devidamente congelado, não importa se é gordo ou magro, ou bifes grossos ou filetes finos.
Quando se trata de conveniência, nada bate o peixe congelado.
Imagine que é o fim de um longo dia, que não planeou o jantar, e que quer cozinhar algo rapidamente. OS filetes de peixe congelado bem embalados são a sua resposta! Podem ser descongelados facilmente, simplesmente colocados numa tigela de água quente (colocar primeiro o peixe num saco de plástico reciclável) até que os filetes se possam dobrar um pouco. Se tiver um peixe magro, tal como bacalhau ou tilápia, pode colocá-los diretamente na panela ou no forno – sem necessidade de descongelar.
O congelamento também prolonga a estação do peixe, faz com que um peixe que é pescado no Verão seja um delicioso deleite em pleno Inverno. Para além de contribuir para a sustentabilidade do planeta! E como se pode ter suspeitado, o peixe congelado é mais acessível do que o peixe fresco – cerca de 20% mais barato.