Pescada à Poveira

1 pescada da Póvoa de Varzim
1 folha de louro
2 kg de batatas
2 molhos de grelos
10 ovos
7,5 dl de azeite
2 cebolas
1 colher de chá de colorau doce
2 colheres de sopa de vinagre
Sal
1 pão cacete

 

COMO PREPARAR:

Depois de escamada e lavada corta-se a pescada em postas de 5 cm de espessura. Tempera-se com sal e deixa-se ficar assim durante algumas horas. Em seguida, lava-se a pescada e deixa-se ficar em água fria enquanto se leva ao lume um tacho com água.

Assim que esta água ferve introduz-se o peixe com uma folha de louro. Deixa-se levantar fervura novamente que se quebra juntando um pouco de água fria. Deixa-se então cozer a pescada durante alguns minutos (depende da espessura). Tiram-se as postas cuidadosamente com uma escumadeira para não se desfazerem.

Entretanto, têm-se cozido as batatas, os grelos e os ovos e cortado o pão em fatias (não tendo cacete pode servir em papo-seco) e preparado o molho fervido, que se faz como segue: deita-se a cebola picada para um tacho com o azeite e o colorau. Deixa-se ferver um pouco e adiciona-se o vinagre. Tempera-se com sal e pimenta.

Dispõem-se as fatias de pão no fundo de um prato fundo. Rega-se com um pouco do molho e colocam-se por cima as postas de pescada, as batatas, os grelos e os ovos cortados  rodelas. Cobre-se tudo com o molho fervido.