Peneire a farinha para um alguidar, junte-lhe o fermento de padeiro desfeito num pouco de água, onde se dilui o sal. Trabalhe tudo de modo a obter uma massa dura. De seguida, adicione, amassando a pouco e pouco, a manteiga amolecida. A massa estará pronta quando se desprender das mãos e do alguidar, e fizer bolhas.
Polvilhe com um pouco de farinha, tape com um pano e embrulhe num cobertor. Deixe levedar em local de sombra e temperado até que masse dobre de volume.
Entretanto, pique grosseiramente as cebolas e faça um refogado com azeite e as postas de bacalhau demolhado, lascadas, sem pele nem espinhas. Deixe cozer até o bacalhau estar macio. Quando a massa estiver levedada, retire cerca de 2/3 e estenda-a num tabuleiro untado de azeite. Para estender a massa, molhe as mãos em azeite e estique-a de modo a que cubra o fundo e os lados do tabuleiro.
Por cima, disponha o refogado de bacalhau e cubra com a restante massa, também esticada. Feito isto, puxe a massa das paredes do tabuleiro para a parte de cima, sobrando as pontas para unir a massa e não deixar fugir o recheio. Unte toda a superfície da bola com mais azeite e leve a forno bem quente.
Nota: Esta bola deve ficar muito baixa.