Emagrecer ou cuidar da saúde está entre as 10 primeiras resoluções de ano novo ou desejos dos portugueses!
Nós ajudamo-lo a cumprir as suas resoluções e sugerimos a Dieta Mediterrânica!
Sabia que a Dieta Mediterrânica é classificada como Património Mundial pela UNESCO e faz parte da identidade da gastronomia portuguesa?
A Dieta Mediterrânica teve a sua origem nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo ou que por ele são influenciados.
A palavra “dieta” teve a sua origem no termo grego “diaita” que significa estilo de vida equilibrado. A Dieta Mediterrânica é precisamente isso: um estilo de vida marcado pela diversidade. Assim, o conjunto de alimentos que participam na sua alimentação é bastante abrangente:
Hortícolas (cebola, alho, couve galega, grelos, tomate, pimentos, beldroegas…)
Fruta (melão, figo, ameixa, citrinos, nêspera, romã…)
Cereais e tubérculos (batata doce, castanha, massa e arroz integrais, flocos de aveia, pão de centeio, broa…)
Óleos e gorduras (azeite/azeitonas – alimento e respetivo fruto de origem)
Laticínios (queijo e iogurte)
Leguminosas (todas)
Acerca da proteína deve evitar-se carne vermelhas e dar preferência às aves, ovos e pescado (peixe, em especial sardinha, bacalhau, polvo, cavala, atum…)
Dar preferência a consumir o alimento da época – e nós acrescentamos comprar no comércio local, senão nas feiras tradicionais, seguindo o ritmo da colheita e do trabalho do campo – fazem parte de uma cozinha simples que pretende preservar os nutrientes. Por isso temos sopas, ensopados, caçarolas que retêm as propriedades antioxidantes dos ingredientes, contribuindo para uma vida mais longa a quem os ingere.
A dieta mediterrânea se diferencia ainda pelo consumo moderado de laticínios, uso de ervas como tempero em vez de sal, consumo moderado de vinho e apenas com as refeições, consumo de água como principal bebida durante o dia e, não menos importante, a companhia ao redor da mesa. Com efeito, uma característica bem estabelecida dos portugueses é a partilha de refeições, um ritual que reúne família e amigos e é uma marca da nossa hospitalidade.
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Alimentação Saudável, promove a Roda da Alimentação Mediterrânica.
Em resumo:
· Escolha alimentos locais e da época
· Valorize a Gastronomia Saudável
· Partilhe Refeições – Partilhe Tradições
· Use Ervas Aromáticas
· Lembre-se dos Frutos Gordos
Dê preferência às refeições de peixe
Sugestões de receitas, clique num dos links:
Fonte:
https://www.apn.org.pt/