Cozinhar peixes e frutos do mar é ótimo! Há muitas opções, sejam peixes, camarões, berbigão, ameijoas, mexilhões – a lista é infinita. A melhor coisa é que geralmente são preparados de maneira muito simples. E ainda, os peixes e o marisco têm um tempo de cozedura muito rápido, o que os torna práticos para qualquer refeição durante a semana e se foram congelados ainda se torna mais rápido porque estão limpos e na maior dos casos não tem as indesejáveis espinhas. Se está a procurar novas maneiras de dar sabor aos seus frutos do mar favoritos, existem muitas especiarias, ervas e temperos para dar um sabor incrível a todos os tipos de peixes e crustáceos.
Aqui estão as melhores ervas e especiarias para usar nas suas receitas com frutos do mar e peixe:
Estragão
Existem três tipos principais de estragão: o francês, o russo e o mexicano, embora os dois primeiros sejam os mais usados. O estragão francês tem um sabor suave, delicado e doce, enquanto a variedade russa tem um sabor mais forte e picante. A erva tem gosto semelhante ao do alcaçuz e tem um sabor refrescante, mas quente. Adicione-o a molhos para colocar sobre o peixe (especialmente peixes gordurosos como o salmão), molhos para saladas de frutos do mar ou numa torta de peixe. O sabor é bastante intenso, então use com moderação.
Salsa
Esta erva tem um sabor limpo, terroso e ligeiramente apimentado que ajuda a equilibrar os pratos de peixe. A salsa tem um efeito decorativo fantástico e pode ser polvilhada sobre qualquer tipo de marisco. Funciona particularmente bem com limão e costuma ser usado como molho de manteiga. Também pode adicionar folhas de salsa frescas numa massa de frutos do mar ou em ensopados e guisados.
Cebolinho
Outra ótima erva que acompanha o peixe é o cebolinho. O sabor é ligeiramente parecido com o da cebola e tem um toque de alho. O cebolinho funciona particularmente bem com sumo de limão e manteiga, bem como marinadas, manteigas e como guarnição sobre os peixes grelhados. Também combinam muito bem com outras ervas como estragão, salsa e cerefólio. O cebolinho também é uma boa opção se quer dar um toque de cor ao seu prato!
Aneto
Também conhecida como o endro, é uma das melhores ervas para acompanhar o marisco. Frequentemente usada como guarnição, esta erva emplumada tem um sabor delicado que funciona bem para realçar o sabor de peixes e frutos do mar. Polvilhe endro fresco sobre o salmão grelhado, amasse com manteiga ou azeite para derreter sobre um filete de peixe ou use endro seco para temperar com molho de limão. Também pode usar sementes de endro, que têm um sabor limpo e picante. Polvilhe sobre caçarolas ou frutos do mar grelhados.
Paprica defumada
Quer saber qual é a diferença entre paprica defumada e paprica? É muito simples – mas faz toda a diferença quando se trata de sabor. Em vez de pimentas secas normais, a paprica defumada usa pimentas que foram desidratadas, dando ao tempero um adorável sabor amadeirado. É um dos principais temperos da paella espanhola. Ao saltear mariscos, polvilhe um pouco de paprica defumada para obter um molho rico e defumado. Também é ótimo para ensopados, massas de peixe e num molho para peixes fritos na frigideira.
Gengibre
Esta especiaria aromática, pungente e ligeiramente picante é um excelente complemento para tantos pratos de marisco diferentes. As raspas funcionam bem com sabores doces e salgados. Peixe a vapor e ao lado de gengibre, cebolinha e molho de soja para uma refeição de inspiração asiática. Junte o gengibre, o alho e a pimenta numa frigideira com camarão e terá um acompanhamento fácil, mas delicioso. Para um prato simples, mas saudável, experimente adicionar gengibre e tomate a um ensopado de peixe, sabe especialmente em dias mais frescos.
Açafrão
‘Primo’ próximo do gengibre, o açafrão tem um sabor rico, quente e aromático. Também confere aos pratos uma bela cor amarelada / alaranjada. Embora a curcuma moída seja mais usada na culinária, é possível usar raiz de curcuma fresca. Use-o da mesma forma que faria com gengibre fresco – ralado ou amassado num pilão ou almofariz. Adicione o tempero a caril, ensopados de peixe e molhos.
Cominhos
Este tempero quente e terroso tem doçura e amargura. É frequentemente usado em pratos indianos, mexicanos e do Oriente Médio. Para um prato simples e descomplicado, acrescente cominho ao tomilho, colorau e pimenta-limão para esfregar as especiarias antes de fritar os filetes de peixe. Adicione cominho às marinadas e aos caldeirados e ensopados de peixe. Também pode combinar cominho com outros sabores como alho, coentros e pimenta em pó.
Canela
Nós sabemos o que está a pensar. Canela com peixe? Sim! Quer seja moída ou inteira, essa especiaria funciona muito bem e, talvez surpreendentemente. Use canela em pó no refogado para iniciar um estufado de peixe. Para um acompanhamento que toda a família vai adorar, experimente adicionar canela aos ingredientes nas postas de peixe.
E para o fim fica o tempero para quem não gosta de arriscar! Limão, salsa e pimenta branca fica bem com qualquer peixe ou marisco na frigideira ou no forno.
Fonte: seasonedpioneers